terça-feira, 9 de setembro de 2014

5 Dicas para melhores achados no alfarrábio!

Atualização: Depois de alguns comentários no post percebi que havia cometido um erro. Aqui na minha cidade chamamos de alfarrábio, mas o conceito correto é de sebo haha So sorry!


Eu não sei você, mas eu sou apaixonada por livros. E apesar de gostar de ler, não é sobre isso que estou falando. Estou falando das texturas, das cores, dos títulos curiosos e capas interessantes; da beleza dos tamanhos e de como eles ficam lindos em estantes... ah, os livros! ♥ Foi essa paixão maluca que alimentou minha vontade de  ler e também o meu amor por alfarrábios

Quem não tem dinheiro para comprar os livros novinhos (e as vezes carinhos também! hehe) das livrarias acaba encontrando nos alfarrábios alternativas mais em conta para viajar no mundo das palavras. Por isso, quando largava da escola, costumava passar sempre nos alfarrábios por perto, e foi assim que com o tempo descobri as melhores formas de garimpar livros por lá. Hoje decidi dividir com vocês as dicas que aprendi durante esses anos. Então vamos lá:


1. Prefira os lugares mais bagunçados e escondidos

Geralmente os livros mais famosos nunca chegam as prateleiras organizadas. Antes mesmo dele ser catalogado e colocado no seu devido lugar, alguém já o encontrou e o levou. Portanto, se você quer ser essa pessoa, vá as partes bagunçadas. Nos alfarrábios que fui esses livros ficam sempre perto do balcão de vendas.

2. Dê uma olhada nos livros mais antigos e não-famosos

Só porque você nunca ouviu falar de um livro, ou a capa já não é mais aquela coisa ~mágica~, não  significa que o livro não seja bom. Já fiz achados incríveis quando dei atenção à livros que talvez não fossem tão interessantes. 

Inclusive, um dos meus livros favoritos foi escolhido assim, e ele é tão antigo que não existe informação nenhuma sobre ele na internet! Outra caso foi um livro de edição exclusiva, que comprei por uma pechincha por não tão ser famoso.

Se você tem blog e resenha livros por lá, está aí uma dica supimpa para você ter um conteúdo diferente e legal. Se você tem alguma não esquece de me mandar! ♥


3. Verifique os valores dos livros que quer comprar antes de visitar o alfarrábio
Verdade seja dita: a magia dos alfarrábios nem sempre é real. Algumas vezes - veja bem, só algumas vezes! - o preço do livro no alfarrábio é muito parecido com o valor do livro novo. Vale a pena consultar os valores antes da sua visita, ou mesmo checar pelo celular (caso o seu tenha internet).

4. Pergunte, pergunte, pergunte

Procurou loucamente aquele livro, mas não achou em canto nenhum? Quer o volume completo de alguma coleção? Não tema em perguntar ao vendedor! Alguns alfarrábios tem arquivos com todos os livros do acervo, então fica bem fácil de confirmar se o seu item desejado realmente está naquele mundo de livros. Não perca a oportunidade de checar isso aí. (: 


5. Gaste todo tempo possível por lá ♥

Quem não fica louquinho com tantos livros para ver e ler? Por isso, gaste todo tempo possível no alfarrábio! Nada melhor do que passar tempo com pessoas e coisas que a gente gosta. (:

Gosta do blog? Que tal nos acompanhar nas redes sociais? 

Beijos, Marcelinha

10 comentários:

  1. Aqui não tem isso, posso chorar? Eu sou viciada em leitura, sempre vai me ver lendo algo.
    Lembro que na minha infância sempre que eu ia para cidade vizinha onde parte da minha família mora, eu passava minhas tardes todas na biblioteca ao invés de estar brincando com meus primos, pois é!
    Já hoje em dia nem tenho mais esse hábito, é mais fácil ir a livrarias e tudo mais, mas para de ler? Jamais!!!
    Amei suas dicas, se aqui tivesse um alfarrábio com certeza eu usaria suas técnicas auhsuh, ou se até mesmo eu visitasse bibliotecas.
    Dreams in Paris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como você gosta de ler! haha Não se preocupe que irão surgir oportunidades para você ir à lugares assim. Mas enquanto isso não acontece você pode aproveitar alfarrábios online, como o estante virtual (:

      Excluir
  2. Ameei as dicas! Confesso que num primeiro momento fiquei pensando o que é alfarrábios!hahhsaus
    Ai depois eu entendi que são os sebos!!
    Eu gosto muito de comprar em sebo online tbm, vc já comprou? Sempre compro pela estante virtual pq tem sebos de todos os lugares e ótimos preços!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Que bom que você gostou *---* Eu cometi esse erro, tinha esquecido que esses lugares eram mais conhecidos como sebos hahah Eu conheço sim o Estante Virtual, mas ainda não tive a oportunidade de comprar por lá. Os que acho são sempre muito caros (por isso a dica número 3 haha), aí acabo não pedindo. Mas espero que apareça logo uma oportunidade de usar o serviço do site, e com sua dica me sinto mais segura de usá-lo! ((:

      Excluir
  3. Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é passear pelos sebos e descobrir livros que eu nem sabia que existiam... E o melhor, por um preço super camarada! Amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmm! É oficialmente a melhor parte ♥ Eu fico pensando "Nossa, porque nunca vi uma resenha desse livro por aí?" hahhaha E quando o preço é camarada, então... dou suspiros e abraços no tal livro :p

      Excluir
  4. Oi Marcela! Estava querendo visitar seu blog já há algum tempo, mas sempre na correria. Então hoje resolvi colocá-lo na frente! Estou arrependida de não ter vindo antes! Que cantinho bacana!! =D

    Sabe, também sou apaixonada por livros e até já comprei livros em Alfarrábios, aqui chamamos de sebo. ( pela sua descrição acho que são a mesma coisa) Mas infelizmente aqui em minha cidade não tem nenhum.

    Deve ser fascinante andar por lugares assim, eu fico louca quando vou a feiras de livros. Este ano fui a uma aqui na idade vizinha e foi bem parecido com o que você falou, encontrei livros incríveis que nunca tinha ouvido falar.

    Vale a pena mesmo! E ó, aprendi uma palavra nova! <3

    Beijinhos pra ti!

    Vanessa Vieira
    Pensamentos valem mais que ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh, obrigada Vanessa! Fico muito muito feliz com um elogio assim *-*
      Alfarrábios e sebos são sim a mesma coisa, é uma pena não haja nenhum na sua cidade. E é mesmo fascinante andar por esses lugares, o sentimento é muito parecido com quando vamos à feiras de livros, é sempre um mundo cheio de novidades. Também já descobri títulos bem legais e desconhecidos por lá. Fico feliz que você tenha experimentado essa sensação ♥ E também que eu tenha ajudado a incrementar seu vocabulário hahahhaha

      Excluir
  5. Que legal,não sabia o que era alfarrábios hehe.

    Beijos! Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que descobriu, flor. É o mesmo que sebos. São bem legais ((:

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo comentário ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...